Saiba o que é um diurético e como tomar

Saiba o que é um diurético e como tomar

Os diuréticos são medicamentos que contam com a capacidade de favorecer a eliminação de água e sódio na urina, normalmente indicados em casos de tratamento de glaucoma, da hipertensão arterial, insuficiência renal aguda, alcalose metabólica e inchaço que é causado por causa de doenças no rim, no coração ou no fígado, por exemplo, e podem muito bem ser casos isolados ou aqueles associados a outras substâncias ativas.

Existem muitos tipos de diuréticos disponíveis no mercado, como os de alça, os tiazídicos, os poupadores de potássio, aqueles que são os inibidores da anidrase carbônica ou os osmóticos, que contam com mecanismos de ação que agem em diferentes partes do rim.

Desse modo, de acordo com a condição que está sendo tratada, o médico pode muito bem recomendar diferentes diuréticos, sendo que é muito importante usar de acordo com a orientação do profissional. Conheça os tipos:

Diuréticos tiazídicos

Esses tipos de diuréticos contam com um mecanismo de ação a inibição da reabsorção de sódio na parte do começo do túbulo contorcido distal do rim, isso faz com que sua excreção aumenta, do mesmo jeito que a excreção de cloretos e em uma escala menor, de magnésio e potássio, aqueles que levam consequentemente à eliminação da água presente. Os remédios contam com uma potência moderada.

De maneira geral, os diuréticos que fazem parte desta classe são aqueles indicados para a redução da pressão arterial e ainda para o tratamento crônico de edemas que estão associados a insuficiência cardíaca congestiva, doença renal e cirrose hepática.

Diuréticos de alça

Esses tipos de diuréticos, os de alça, são aqueles que agem através da inibição da reabsorção de sódio quando falamos no ramo ascendente da alça de Henle, isso faz com que se leve a uma redução da reabsorção tubular de água. Fora isso, os remédios desse tipo contam com efeitos diretos também sobre o fluxo sanguíneo, o que causa vasodilatação e também redução da resistência vascular renal. Os remédios ainda contam com um efeito diurético bem potente, com um início de ação mais rápido e também de curta duração.

Existem algumas indicações terapêuticas. Os diuréticos de alça são indicados para o controle do edema pulmonar agudo, além de outros tipos de edemas que são mais ligeiros, hipertensão arterial e insuficiência renal aguda. Fora isso, ainda podem também ser utilizados para o tratamento de hipercalcemia aguda, isso porque eles promovem a excreção urinária de cálcio.

Diuréticos poupadores de potássio

Esses tipos de medicamentos diuréticos inibem a excreção de potássio, isso a nível terminal do túbulo contorcido distal e também no ducto coletor, isso faz com que ele exerça ou não uma ação que seja antagonista da aldosterona.

Um antagonista específico da aldosterona, a espironolactona atua principalmente na região de troca de íons de sódio e potássio que é dependente de aldosterona, esse que está localizado no túbulo contornado distal do rim e ainda leva ao aumento das quantidades de água e sódio a serem excretados, no mesmo momento que o potássio é retido.

Aqui na Medicamentos Naturais, você conta com uma grande quantidade de remédios fitoterápicos, como os nossos diuréticos. Confira nossas ofertas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *