Processo para diminuir a compulsão por doces

Processo para diminuir a compulsão por doces

Os doces oferecem uma sensação de prazer ao corpo, mas em excesso são prejudiciais. Dentre os problemas ocasionados pelo açúcar está a compulsão por doces. Essa sensação, de não conseguir controlar a ingestão de algum tipo de alimento, está ligada à compulsão alimentar, que é um modo de suprir as necessidades emocionais com comida.

Todos os tipos de alimentos podem provocar o transtorno, mas os doces são os maiores vilões, pois aumentam o nível do hormônio do prazer, a serotonina. O primeiro passo para entender o mal é saber se ele faz parte de sua e vida, com a atenção no tamanho das porções, desejos por doces, comilança escondida e outros fatores que comprovam a existência. Constatada sua existência, é preciso tomar algumas medidas.

“Episódios de compulsão, depressão e ansiedade muitas vezes levam o indivíduo a buscar uma compensação através de uma ingestão calórica excessiva. E o açúcar não está fora disso, ele gera uma certa saciedade e satisfação. Se o indivíduo tem algum problema, depressão ou ansiedade, que possa levar a uma compulsão alimentar, dificilmente vai tratar apenas com mudanças no comportamento e no dia a dia. Eventualmente, pode ser necessário tratamento dessas condições ao mesmo tempo“, como explica o médico Josemar de Almeida Moura para o site da UFMG.

Veja qual é o processo para reduzir a compulsão por doces e o remédio que auxilia:

Melhorar a qualidade dos doces

É muito melhor consumir um doce com qualidade nutricional, a comer um que só acrescenta calorias. Fazer receitas mais saudáveis é uma solução para equilibrar o consumo excessivo de doces. Iogurtes, geleias, chocolate meio amargo e outros tantos itens ajudam a matar a vontade sem prejudicar.

Acompanhamento psicológico

Descobrir o motivo que levou a compulsão é o único modo de eliminá-la totalmente, mas isso demanda ajuda profissional. A associação do tratamento com remédio para compulsão por doces, como o picolinato de cromo, com as sessões de psicoterapia são altamente recomendadas para a compulsão em nível médio e avançado. 

Necessidades do corpo

Por vezes, o desequilíbrio de vitaminas e nutrientes apresenta a compulsão alimentar como sintoma, por isso é importante entender como está o organismo. Um exame de sangue completo mostra todas as partes que possuem excesso ou deficiência no organismo. Caso haja necessidade, as cápsulas de vitaminas e suplementos ajudam a devolver o que falta.

Controlar a alimentação

Fazer a reeducação alimentar é um passo importante para balancear a compulsão por doces sem apelar para o remédio de tirar a fome ou qualquer outro artifício. Com a ajuda de nutricionista fica mais fácil determinar quais e como fazer as refeições. Essa é uma medida para o início da compulsão ou quando ela se apresenta de forma leve, os demais precisam de outros cuidados.

Encontre na Medicamentos Naturais o melhor remédio para compulsão por doces, tinturas vegetais, óleos essenciais, nutrição esportiva e muito mais, para deixar a saúde em dia. São muitos anos de experiência em manipulação de medicamentos e soluções para beleza e qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *