Medicamentos Naturais: entenda os benefícios dos óleos essenciais
Além de terem um aroma extremamente agradável, os óleos essenciais também possuem muitos outros benefícios para a saúde e bem estar.
Utilizados principalmente na aromaterapia, os óleos essenciais contam com propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e até fungicidas, podendo ser utilizados em tratamentos de acne, inflamações, e outros problemas de pele, e até para amenizar sintomas de doenças respiratórias.
O que são os óleos essenciais?
São compostos extraídos de ativos naturais, como plantas, frutas, flores e raízes, sua principal utilização é na aromaterapia. Os óleos são bastante concentrados e tem aromas diversos e muito agradáveis.
Na natureza, os aromas que extraímos de forma concentrada são utilizados para afastar fungos, insetos e bactérias mantendo a saúde e integridade da planta.
Onde são utilizados os óleos essenciais?
São utilizados em tratamentos terapêuticos e estéticos, como a aromaterapia, que usa os óleos essenciais para promover o equilíbrio do corpo e da mente através dos aromas extraídos dos ativos naturais.
Benefícios dos óleos essenciais
Além do aroma marcante, podemos destacar mais alguns benefícios que os óleos essenciais podem oferecer, como a melhoria do bem estar, alívio de dores e tensões, ações anti-inflamatórias, melhoria da imunidade, hidratação da pele, entre outros.
Também existem estudos que comprovam a atuação de alguns óleos essenciais na melhoria de sintomas de condições mais graves como a hipertensão.
Principais óleos essenciais
A ação de um óleo essencial em nosso corpo vai depender da sua composição, ativos diferentes possuem propriedades diferentes, o que torna possível combinar vários óleos para obter efeitos mais completos.
Dentre os óleos naturais mais comumente utilizados estão o óleo de girassol e o óleo de alfazema, mas eles não são os únicos. A seguir vamos conhecer um pouco mais das propriedades de alguns óleos essenciais.
Óleo de girassol
Com grandes propriedades de cicatrização, o óleo de girassol é um dos mais utilizados não só em tratamentos profissionais como no dia a dia. Ele ajuda na nutrição e lubrificação da pele, regenera e cicatriza feridas, além de deixar a pele mais macia.
Óleo de alfazema
Se destaca pelo seu aroma marcante, e possui propriedades calmantes e relaxantes, sendo uma grande ajuda no tratamento de enxaquecas, insônia, ansiedade e pode combater a insônia. Esse óleo está em seu formato puro, podendo ser diluído em cremes, outros óleos, banhos, compressas, difusores e outros.
Óleo de cravo
O óleo de cravo pode ser utilizado para combater fungos e bactérias das unhas e ajudar no fortalecimento para unhas mais saudáveis.
Óleo de melaleuca
Tem propriedades fungicidas e antissépticas, combatendo cravos e espinhas quando aplicado na pele, também funciona como um antibiótico natural. Pode ajudar no alívio de sintomas de gripes e resfriados e quando utilizado nos cabelos ajuda a reduzir a caspa.
Existem vários outros óleos naturais além dos citados nesse post, cada um com seus benefícios. Apesar de não terem contraindicações, sempre verifique a composição a fim de identificar a hipersensibilidade aos compostos e evitar reações alérgicas.
Você encontra óleos essenciais puros e concentrados no site da Medicamentos Naturais, acesse e confira!