Eczema atópico: saiba como o óleo de prímula pode ajudar

Eczema atópico: saiba como o óleo de prímula pode ajudar

O eczema atópico ou dermatite atópica, como mais conhecida, é uma inflamação da pele, que causa coceiras, bolhas de água e crostas. É comum em crianças e está relacionado com outras alergias, como asma alérgica, rinite, alergia a ácaros, entre outras. 

Alguns fatores aumentam a predisposição a desenvolver um episódio alérgico, porém, algumas práticas ajudam a manter a doença controlada.

A inflamação que provoca o eczema atópico é uma resposta do sistema imunológico. Ainda não se sabe com exatidão a razão pela qual ela ocorre, mas a suspeita é que seja uma mistura de fatores genéticos e externos. 

O eczema também tem relação com a asma e a rinite alérgica. Se um dos pais, ou ambos têm uma delas, é mais provável que os seus filhos também tenham. Uma a cada três crianças com eczema atópico também sofre de asma ou rinite alérgica.

Entre os fatores externos que mais influenciam os episódios alérgicos estão:

  • Estresse;
  • Medicamentos imunossupressores;
  • Áreas metropolitanas ou com baixa umidade;
  • Climas muito quentes ou muito frios;
  • Exposição a agentes que desencadeiam alergias, como alguns tecidos sintéticos, ácaros, perfumes e níquel em joias.

Os episódios se manifestam mais intensamente na infância, dos primeiros meses de vida até os sete anos. Porém, alguns episódios podem ocorrer ao longo da vida.

É bem comum passar alguns anos sem sofrer com algum episódio de eczema e, de repente, passar por uma crise. Os sintomas e sinais podem atingir qualquer parte do corpo, sendo que as principais são as articulações dos cotovelos e joelhos, pescoço e punhos. Entre os sintomas, temos:

  • Pele muito seca e com coceira intensa;
  • Pequenas bolhas de água que brotam ao coçar a região;
  • Pele grossa, com crostas;
  • Rachaduras escamosas.

Não há cura para o eczema, somente tratamento. E o tratamento é voltado para evitar infecções na pele e diminuir as chances de manifestação das alergias. 

Para controlar os surtos de sinais e sintomas, o médico pode prescrever pomadas à base de corticoides, anti alérgicos para prevenir a coceira e, em casos graves, medicamentos orais. Quando há infecção na pele, antibióticos também podem ser prescritos. O uso de óleo de prímula também ajuda muito. Você consegue encontrá-lo em uma farmácia de produtos naturais.

O óleo de prímula é extraído das sementes das plantas de Oenothera biennis L. e ficou muito conhecido por ser rico em ácidos graxos essenciais, que são as gorduras boas não produzidas pelo nosso organismo, precisando ser adquiridas através da dieta. 

O óleo é fonte de Ômega 6, pois possui os ácidos linoleico, gama linoleico, ácido palmítico e ácido oleico. O suplemento tem propriedades anti-inflamatórias e começou a ser utilizado como terapia alternativa para amenizar os sintomas de tensão pré-menstrual (TPM) e no tratamento de artrite reumatóide e eczema atópico, além de outras doenças inflamatórias sistêmicas.

O óleo e suas propriedades colaboram para o fortalecimento do sistema imunológico e redução de crises de asma e alergias em geral. 
Você encontra o óleo de prímula na melhor farmácia de manipulação Maringá, a Medicamentos Naturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *