Saiba como afastar o risco de hipertensão
A hipertensão é uma doença que atinge homens, mulheres, podendo ser adultos e crianças. Segundo o Ministério da Saúde, uma em cada quatro pessoas no Brasil é hipertensa. Ou, como é popularmente conhecido, tem pressão alta. Além disso, ela costuma ser assintomática, não apresenta sintomas tão aparentes.
A única forma de saber se tem pressão alta é fazendo a medição. A Sociedade Brasileira de Hipertensão aconselha fazer a medição pelo menos uma vez por ano. Isso pode ser feito por qualquer profissional de saúde, por você mesmo em casa ou com a ajuda de um membro da família.
Há duas medidas na leitura da pressão : a sistólica e a diastólica. Assim, a hipertensão ocorre quando esses indicadores estão maiores ou iguais a 14 por 9.
Entretanto, apresentar pressão alta em um determinado momento não significa ser hipertenso. Isso porque a pressão arterial pode variar ao longo do dia por causa de diversos fatores. Alguns desses fatores são a própria ansiedade e estresse que uma consulta médica pode levar ao paciente. Por isso, novos exames costumam ser solicitados para confirmar o quadro.
Estudos mostram que modificações na dieta e no estilo de vida, incluindo a prática de atividades físicas, redução do sal na comida e suplementação de óleo de peixe podem reduzir a pressão arterial, melhorar a eficácia de medicamentos anti-hipertensivos, e diminuir o risco de doenças cardiovasculares.
Agora você já sabe o que é hipertensão e como ela é descoberta, mas você sabe como evitá-la? A Medicamentos Naturais separou algumas dicas para você.
Saiba como afastar o risco de hipertensão
Uma pessoa hipertensa precisa cortar ou diminuir muitos alimentos em sua rotina. Além de ficar dependente de remédios para manter a pressão controlada. Essa é uma realidade que ninguém quer passar. Por isso, é muito importante mudar alguns hábitos para evitar a hipertensão. Confira algumas dicas:
Evitar cafeína
Uma dica é reduzir ou até mesmo abandonar o consumo de bebidas com cafeína, como café e refrigerantes de cola.
Reduza o estresse
Aprender a administrar o estresse com terapias de relaxamento, como ioga e meditação, ou atividades lúdicas, como artesanato, culinária e dança, também são ótimas formas de reduzir o estresse e evitar a hipertensão.
Pare de fumar
Não só para diminuir o risco de hipertensão, mas também pela saúde dos seus pulmões, reduza ou até mesmo pare totalmente de fumar.
Bebidas alcoólicas
Diminua, ou se possível, corte o consumo de bebidas alcoólicas. Seu fígado também agradece.
Suplemente com Óleos de Peixes
Suplementação de óleo de peixe pode reduzir a pressão arterial. Os ingredientes ativos considerados responsáveis por seu efeito anti-hipertensivo são os ômega-3 EPA e DHA.
Excesso de sal
Uma dica mega importante é reduzir consumo diário adotando medidas simples, como não adicionar sal na comida pronta.
Ajuda também se você reduzir a ingestão de alimentos como bacon, queijos, presunto, picles e azeitona. Além disso, leia sempre os rótulos de alimentos para identificar a quantidade de sódio. Substitua o sal na comida por temperos.
E, se tiver filhos, tente acostumar as crianças com comida com pouco sal. Assim, não as incentiva a desenvolver a preferência por comidas com muito sal.
Agora você já sabe que o óleo de peixe é um grande aliado contra o surgimento da hipertensão, por isso, o ideal é começar a fazer o uso do produto.
Na Farmácia de produtos naturais, Medicamentos Naturais, você encontra o óleo de peixe por um bom preço. Afinal, investir na sua saúde nunca é demais.